sábado, 11 de janeiro de 2014

O tipo de aluno de dança de salão que eu não devo ser

"Professor, passa passo novo."
"Professor, passa um passo pra gente hoje."
Caramba! Eu escuto vários alunos repetindo essas frases nas aulas de diversos professores de dança que já frequentei. Então, saber fazer vários passos é muito legal, mas espera aí. E a técnica, e a musicalidade e cadê a base bem feita?
Um erro crucial dos novos alunos é que já querem chegar "aloprando", já querem entrar nas aulas de dança e na primeira semana já querem saber fazer um monte de passos. Esse tipo de aluno se esquece de três coisas super importantes: 1ª - quem faz mais base, dança bem melhor; 2ª - aprender a dançar na música é super importante e 3ª - quem sai aprendendo passo em cima de passo não sabe fazer nenhum deles com técnica.
Vou falar pelas damas agora! Nós não gostamos de cavalheiros assim, vocês não tem técnica, vocês machucam a gente, vocês fazem todos os passos fora do ritmo e não conseguem se quer marcar os passos base com precisão.
E agora vou falar pelos cavalheiros! Daminhas, vocês acham que ficar fazendo charme toda hora é mais importante do que deixar o cavalheiro te conduzir, vocês não conseguem ser leves na dança, muitas vezes não tem a minima postura  e volto a questão da técnica novamente, vocês não tem e se tem é muito pouco.
Não há nada mais gostoso que uma dança na qual dos dois conseguem achar uma conexão, quando um consegue sentir o outro e transpor isso dentro da musica, quando sentir a música é mais importante do que ficar fazendo um monte de passos aleatórios e quando os passos são feitos eles sem de forma sutil e leve.
Por fim, fica a dica se você é esse tipo de aluno ainda dá tempo de consertar rsrs
E não esquecem que dançar é para transcender aquilo que há de melhor em você e não para você tentar se aparecer mais que todo mundo no salão.

Amanda Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário